🔮

Significado de Baphomet

Símbolos

O que é Baphomet

Baphomet é uma entidade contemplada em várias culturas ao longo dos séculos. E em cada uma recebe representação e significado, que vai de deus da natureza até príncipe do demônio.

Sua simbologia é de um ser ambivalente que possui o bem e o mal, o feminino e o masculino, o yin e o yang, o que conecta o céu e a terra.

Origem do Baphomet

Originalmente o Baphomet é a representação de vários deuses pagãos presentes nas mitologias das civilizações mais antigas do mundo.

Para cultura celta, ele era o deus Cernunnos considerado deus da natureza e fertilidade. É representado sempre com chifres e sentado na posição de lótus que se assemelha com representações recentes dessa entidade.

Na Grã-Bretanha, o Cernunnos foi renomeado para Herne e foi acrescentado a sua representação a ênfase ao pênis o que a torna mais evidente sua aproximação com a divindade.

A Grécia também o considerava como o deus da natureza, Pan. Representado pela imagem de um ser com chifres e pernas de cabra e essa sua característica é a personificação do impulso carnal.

Outra crença na origem de Baphomet é a derivação do nome Muhammad, como uma outra forma de nomear o fundador do Islã.

Baphomet e os Templários

A história atual entorno do Baphomet está intimamente ligado com os cavaleiros templários da Idade Média. É dessa relação que surgiu os significados mais recentes dessa divindade onde ela é tomada como príncipe do demônio.

Historicamente, esse nome é dado para a suposta divindade adorada pelos Cavaleiros Templários, que eram um exército religioso mandado pela Igreja Católica para proteger Jerusalém após ser dominada.

Eles se tornaram ricos e poderosos, mais até do que os soberanos da época. E isso não foi bem aceito pela Igreja Católica e o rei Felipe, o Belo, que juntos acusaram os templários de diversas heresias.

As acusações foram negação a Cristo, praticas obscenas, rituais sexuais e o culto a um demônio desconhecido, que posteriormente foi denominado de Baphomet.

A partir daí iniciou-se a cruel perseguição contra a ordem do templo. E ela só acabou quando todos foram presos, torturados, condenados a fogueira e queimados no fogo da Santa Inquisição.

Uma das origens de Baphomet é uma denominação do fundador do Islã e ela se origina a partirdessa história entre ele e a ordem.

A teoria mais aceita é que os templários se familiarizaram com os ensinamentos de Muhammad e o misticismo árabe e por causa esses conhecimentos a Igreja Católica os acusaram de idolatrar esse demônio.

Baphomet e o cristianismo

A Igreja Católica, por medo de perder seu monopólio religioso, tornou a imagem de Baphomet, suposta entidade adorada pelos templários, como uma das facetas do demônio.

A imagem do mal no catolicismo levou as características de Baphomet. Em função disso, os chifres são o maior exemplo. Com isso se tornou o bode expiatório da Igreja para representar tudo que é contrário à sua doutrina.

Com essa visão foi criada a ideia de que tudo que envolve essa divindade é uma prática de magia negra, ocultismo e satanismo. E hoje em dia, essa é a visão mais difundida e aceita como verdade por grande parte dos adeptos do cristianismo.

Baphomet e a maçonaria

Já que Baphomet está relacionado ao ocultismo, ele se tornou um dos símbolos da maçonaria. E novamente por causa da influência da Igreja Católica, a prática foi tomada como uma um grande mal.

Diferentemente do que o catolicismo fala, a maçonaria é uma prática sem relações com o demônio, assim como a entidade de Baphomet.

A forma mais famosa do Baphomet foi feita por um ocultista chamado Eliphas Levi, onde ele representa a união dos opostos para a criação da luz astral ou iluminação. Todos os símbolos representados na imagem mostram o equilíbrio entre dois lados contrários.

A imagem do Baphomet de Levi é caracterizada por um ser com cabeça de chacal, com formas de touro e bode, e um par de chifres que representa sabedoria, virilidade e abundância. Isso corresponde aos três pilares da alquimia.

No meio de seus chifres há uma tocha que simboliza sabedoria divina e iluminação. O pentagrama na testa representa a proteção e a magia e ele é apresentado com a ponta voltada para cima e qualquer modificação não encarna a realidade correta.

No braço apontado para cima tem escrito “solve” que significa dissolver e no braço apontado para baixo tem “coagula” que significa unir. A posição deles indica a igualdade entre o que tem a cima e a baixo.

As escamas presentes no corpo indicam o domínio nas águas ou das emoções. Já as asas, o domínio do ar e as patas de bode o domínio sobre a terra.

Os seios além de mostrar o sexo feminino emblemam a maternidade e a fertilidade. E para a representação do sexo masculino em suas pernas tem um caduceu que também indica a energia ativa da sexualidade e virilidade.

Por fim, observam-se fatores extraordinários. O primeiro deles é que o tempo e as pessoas podem transformar ideias e conceitos. Tal fato foi pertinente na transformação conceitual de Baphomet. Ele nasceu como uma deidade livre e foi deturpado.

Essa interpretação foi útil?

Compartilhe com seus amigos e ajude-os a entender seus sonhos também!

Sonhos Relacionados

🔮

Significado de Cruz Ansata

Cruz Ansata é um hieróglifo do Egito Antigo. Índice do conteúdo Significado de Cruz AnsataSímbolo da Cruz AnsataCruz Ansata para os egípciosCruz Ansata no cristianismoCruz Ansata na wiccaCruz Ansata no ocultismoTatuagem de Cruz Ansata Significado de Cruz Ansata Cruz egípcia é outro nome designado à cruz ansata. Tal símbolo é místico e sagrado. Essa cruz consiste em um círculo conectado com uma cruz. A forma oval simboliza o sol, a parte horizontal representa o que está por vir e a parte vertical indica o caminho do sol. Com isso, entende-se que a cruz ansata remete à vida eterna. Há, também,

🔮

Significado de Âncora

Âncora é um objeto, geralmente de metal, utilizado com a finalidade de manter o navio parado. Índice do conteúdo Símbolo da âncoraSignificado de âncoraÂncora na religiãoÂncora nas relaçõesTipos de âncorasTatuagem de âncora Símbolo da âncora A âncora é vista como símbolo de estabilidade, força e fé. Como a âncora é utilizada para estabilizar um navio, ela é vista como a parte equilibrada de um indivíduo em meio a desordem da vida. Significado de âncora Inicialmente, é importante mencionar que essa peça, presa por uma corda ou corrente, é utilizada para imobilizar barcos e navios. Dessa forma, tem relação com o

🔮

Significado de Cruz Celta

A Cruz Celta representa o povo celta. O uso dessa cruz é anterior ao da cruz conhecida como símbolo de cristianismo. Índice do conteúdo O que é cruz celtaQual o significado da cruz celtaSímbolo da cruz celtaCruz célticaCruz celta na cultura célticaOutras simbologias da cruz célticaTatuagem de cruz celta O que é cruz celta A Cruz Celta consiste no encontro de um círculo acrescido por linhas vertical e horizontal. Essa cruz é rodeada por misticismo e espiritualidade. Qual o significado da cruz celta Embora esse símbolo exista há milhares de anos, uma das principais interpretações se manteve, que simboliza a